Comunidade Caip terá a primeira Casa do Mel de Paragominas
A primeira Casa do Mel, de Paragominas, será implantada na comunidade Caip, que fica a aproximadamente 80 km de distância da sede do município, onde 21 pequenos produtores reforçam suas rendas com a produção do mel.
Com forte incidência da presença de abelhas, elevando o risco de acidentes e de prejuízo a saúde das pessoas na zona urbana da cidade, Prefeitura de Paragominas passou a investir – há aproximadamente três anos – no projeto de apicultura Abelha Verde. Desenvolvido pela SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura) e conduzido pela engenheira agrônoma Suzane Cardoso, o projeto tem capacitado e estimulado pequenos produtores e ter maior rendimento por colmeia.
“A obra em andamento recebe apoio da Secretaria de Infraestrutura e da própria comunidade que assim como nós, quer ver esse empreendimento funcionando”. Paulo Tocantins, prefeito de Paragominas
Anteriormente, os produtores passaram por capacitações através do Projeto Abelha Verde e, de acordo com o prefeito, em breve deverão participar de um novo curso para aprender administrar bem o próprio negócio.
“Nossa gestão, além da estrutura física, também vai disponibilizar todo maquinário necessário para dar mais agilidade na produção e embalagem do mel, cumprindo inclusive, todas as exigências sanitárias”. Paulo Tocantins