Em Paragominas, alunos de escola municipal vão parar na UPA após comer bolo estragado.
Cerca de 20 alunos apresentaram sintomas após consumirem alimento servido na merenda escolar

Alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, conhecido como Castelinho, no bairro Jaderlândia, em Paragominas, foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na manhã desta terça-feira, dia 13 de maio. As crianças apresentaram sintomas como dores abdominais, vômitos, e diarreia após consumirem um bolo servido durante a merenda escolar.
Cerca de cem alunos teriam sido servidos com o bolo entregue por um fornecedor de alimentos da merenda escolar que não identificado até o momento. Aproximadamente 20 foram socorridos, os demais não precisaram ou os responsáveis não autorizaram a ida à unidade de saúde.
Apesar da movimentação intensa na UPA, foram atendidos, medicados e, conforme informações extraoficiais, todos apresentavam quadro de saúde estável, apesar de ainda apresentarem os sintomas de uma possível infecção alimentar.
O site Notícias Diárias acompanhou o vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) em visita técnica à Escola Castelinho onde foi possível visualizar o estado do alimento servido aos alunos. Cada fatia estava embalada um sacos plasticos brancos que, ao serem abertos era possivel sentir odor característico de alimento deteriorado, e ao manipular era possível perceber viscosidade e até pontos de uma coloração diferente, aparentando mofo. Os servidores informaram que receberam as fatias de bolo previamente embaladas, e que não perceberam até que os próprios alunos reclamassem.

Durante a visita tomamos conhecimento de que haveria outros casos na Escola Dom João VI. No local, fomos informados que os alunos perceberam que o alimento não estava em condições adequadas ao consumo e rejeitaram o bolo, mas confirmamos que uma aluna teria vomitado após ingerir quase meia fatia e estava sendo conduzida por uma professora até a UPA naquele momento.
A Prefeitura de Paragominas e a Secretaria Municipal de Educação emitiram nota oficial conforme texto abaixo:
A Prefeitura de Paragominas informa que um grupo de alunos apresentou mal-estar após o consumo da merenda escolar em uma unidade da rede municipal de ensino.
Todos foram prontamente atendidos pela equipe de saúde e passam bem. A Secretaria de Educação, junto com a equipe de nutrição e vigilancia sanitária, iniciou imediatamente uma apuração detalhada para identificar o que provocou o problema.
A Prefeitura reforça que trata com absoluta seriedade a segurança alimentar nas escolas e, mesmo com indícios de caso isolado, está adotando medidas mais rígidas de prevenção, reforçando os protocolos de higiene e manipulação dos alimentos.
Nos solidarizamos corn as famílias e seguimos à disposição para prestar todo o suporte necessário.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil que, através da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA), recolheu amostras do alimento e encaminhou para a Polícia Científica do Estado do Pará, e acionou a Vigilância Sanitária do Municipio. A Secretaria de Educação abriu sindicância para apurar o ocorrido.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias