Paragominas

Centenas de pessoas participam de Audiência Pública em defesa da Ferrovia Paraense

(Imagem: Célia Santos)

O Conselho de PPI (Parcerias Públicas de Investimentos) comandado pela Secretaria-Geral da Presidência aprovou no início de julho a inclusão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) no programa de concessões.

Com 383 quilômetros, a FICO deverá ligar as cidades Água Boa, no Estado do Mato Grosso, a Campinorte, no Estado de Goiás.

A construção da ferrovia pela Vale, proposta pelo governo, seria como uma contrapartida pela prorrogação antecipada do contrato de concessão das ferrovias pertencentes ela; Carajás e Vitória Minas.

Parte do recurso sairia do Pará que vem trabalhando há cerca de um ano para a construção da Ferrovia Paraense que passaria por 23 municípios num trajeto de 1.312 quilômetros interligando-se com a Ferrovia Norte Sul e Carajás e proporcionaria maior desenvolvimento ao Estado.

Espirito Santo e Pará contestam a renovação antecipada em quase uma década, pois a concessão de Carajás, concedida em junho de 1997, foi de 30 anos e tem validade até o ano de 2027.

Em Audiência Pública na noite desta sexta-feira (03), o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará, Adnan Demachki, mostrou os dados que levam o Estado do Pará a contestar a antecipação da renovação das concessões em detrimento da construção da Ferrovia Paraense.

(Imagem: Célia Santos)

O ex Prefeito e atual candidato ao Senado, Sidney Rosa, vereadores, empresários, representantes da sociedade civil organizada, da população paragominense e de municípios afetados pela decisão lotaram o auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amilcar Tocantins, demostrando grande interesse em que os recursos sejam investidos no Pará.

“Não é justo que recursos que são oriundos do Estado do Pará sejam aplicados em outros Estados. O que se quer é que eles sejam aplicados dentro do Estado do Pará, na Ferrovia Paraense que é a que atende aos interesses de todo o Estado”, Disse o Prefeito de Paragominas Paulo Tocantins.

O resultado desta audiência será apresentado pelo ex-secretário em audiência no Senado Federal nesta terça-feira (07) juntamente com o Governador Simão Jatene.

(Imagem: Célia Santos)

A Presidente da Câmara de Vereadores de Paragominas, Vereadora Denise Gabriel, entregou a Adnan Demachki um documento direcionado ao Diretor Geral da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) solicitando audiências públicas nas cidades de Paragominas, Marabá e Santana do Araguaia para que a população seja ouvida, como prevê a Lei.

Por Célia Santos – Jornalista DRT 2988 PA

Deixe um comentário