NotíciasParagominasPolícia

Operação apreende 700 m³ madeira ilegal em um mês no nordeste do Pará

Também foram interditadas serrarias da região e apreendidos dois tratores de esteiras e uma pá carregadeira no meio da mata.

Semas e PM apreendem 700 m³ madeira explorada sem autorização no nordeste do Pará — Foto: Divulgação / Semas

Uma operação de combate ao desmatamento apreende 700 m³ de madeira explorada ilegalmente em um mês no nordeste do Pará, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta quarta-feira (8). A carga foi encontrada nos municípios de Ipixuna do Pará, Paragominas e Tomé-Açu, durante o mês de abril.

Também foram interditadas serrarias da região. Segundo o coordenador da operação de fiscalização, o engenheiro florestal Everton Dias, foram apreendidos dois tratores de esteiras e uma pá carregadeira no meio da mata. “Os operadores deixaram os tratores em funcionamento e fugiram, quando perceberam a chegada dos fiscais ambientais”, explica.

A carga apreendida estava estocada no pátio de duas serrarias, que receberam os autos de infrações cabíveis, incluindo o pagamento de multas. As toras de madeira de angelim, maçaranduba e saveira, além de outras espécies, foram destinadas para a prefeitura de Ipixuna do Pará. O maquinário foi encaminhado para o depósito de máquinas apreendidas do órgão estadual.

Depois das máquinas terem sido apreendidas, houve uma tentativa dos infratores de recuperarem os bens. “As guarnições entraram na mata e resgataram o maquinário. A unidade militar do local teve essa missão, que só foi possível pela forma interinstitucional e multiprofissional da ação”, revelou o major Isaac Roffé, subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que apoiou as ações de fiscalização.

Por G1 PA

Deixe um comentário