BrasilNotíciasParagominas

Ufra Paragominas sedia evento do Programa Carne 4.0

campus Paragominas, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), foi um dos cinco selecionados para sediar o Programa Carne 4.0, em uma disputa nacional com outras 14 instituições de ensino. O programa é organizado pela empresa Território da Carne e tem como objetivo formar novos personagens da cadeia da carne no Brasil.

Dentre os critérios de seleção, os participantes tiveram que escrever o motivo pelo qual a instituição merecia sediar o evento. A aluna Jamilly Damasceno, da Empresa de Assessoria e Consultoria Zootécnica Júnior do campus Paragominas, escreveu o texto ressaltando a importância de uma produção responsável e sustentável na Amazônia, a partir do ponto de vista do agronegócio. “Um dos fatores que contribui para isso é a formação de profissionais da área, mais precisamente Zootecnistas, quando nos referimos a produção de carne. Além de formar profissionais, é importante capacitá-los e incentivá-los para que desempenhem seu papel com maestria. O programa irá contribuir grandemente com a nossa instituição e conosco (alunos), dando maior visão sobre a cadeia da carne e também ao crescimento coletivo”, escreveu a aluna.

Em evento, realizado nos dias 13 e 14 de setembro de 2019, o campus Paragominas recebeu os zootecnistas Andréa Mesquita e Danilo Millen, responsáveis pela criação do programa. Durante os dois dias de evento, os estudantes da Ufra puderam adquirir novos conhecimentos acerca do mercado de carne brasileiro, desde a nutrição do bovino até a qualidade da carne, o que contribuiu ainda mais na formação acadêmica.

O Programa Carne 4.0 é uma técnica inteligente na formação de novos profissionais da cadeia da carne. A ideia é formar e ajudar da melhor forma a nova geração de zootecnistas da cadeia da carne brasileira, contribuindo para mudanças nas formas de se produzir, comercializar e consumir carne. O objetivo principal é embasar de forma teórico-prática os processos que envolvem a nutrição do bovino de corte e sua influência na qualidade da carne, visando dar diretrizes e ensinar conceitos dinâmicos, para que os participantes criem, assistam ou conduzam negócios no mercado, focando em melhorar a qualidade do produto final.

O evento contou ainda com a participação do produtor rural Altair Burlamaqui, da Fazenda Carioca, do município de Castanhal – Pará. Altair compartilhou com os estudantes suas histórias e experiências na área da pecuária paraense, além dos desafios e conquistas na produção e varejo de carne de qualidade.

(UFRA)

Deixe um comentário