NotíciasParagominas

Ufra Paragominas inicia série de oficinas de Computação com foco na Bioinformática

Entre os dias 30/09 e 02/10, o curso de Sistemas de Informação do campus Paragominas da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizou a primeira de uma série de Oficinas de Aperfeiçoamento em Computação. O projeto de extensão tem duração de dois anos e, neste período, trará para a comunidade acadêmica e demais participantes diversos tópicos especiais em Informática Aplicada, com abordagens teóricas e práticas.

A Bioinformática e a Biotecnologia foram os temas escolhidos para esta primeira fase, que contou com a presença de professores e pesquisadores de duas universidades e três campi: Rommel Ramos (UFPA/Belém), Igor Hamoy (Ufra/Belém), Allan Costa (Ufra/Capitão Poço), Jonas Castro (Ufra/Belém), Lilian Dias (Ufra/Paragominas), Luís Guimarães (UFPA/Belém), Adriana Carneiro (UFPA/Belém) e o coordenador do projeto, Marcus Braga (Ufra/Paragominas).

O encontro proporcionou também um momento com a indústria, através do consultor Heitor Bastos, representante da indústria de tecnologia de sequenciamento de DNA Thermo Fisher Cientific. Os participantes tiveram acesso a uma série de palestras e minicursos, onde a temática da Bioinformática e Biotecnologia foi pautada em sua interseção com o setor agrário na região amazônica. Esta ação foi realizada concomitantemente com outro projeto de extensão da UFPA, chamado “Capacitação em Bioinformática no Estado do Pará”, coordenado pelo prof. Rommel Ramos, coordenador da Bioinformática do Laboratório de Engenharia Biológica, situado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá), em Belém.

O projeto contou com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão de Ufra e da UFRA, Programa CAPES PROCAD Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (UFPA), Programa de Pós-Graduação de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Ufra), Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática (UFMG) e Núcleo de Pesquisas em Computação Aplicada (Ufra). Em novembro, o projeto trará sua segunda oficina de aperfeiçoamento, desta vez com o tema de “Introdução à Robótica com Arduíno”.

(UFRA)

Deixe um comentário