BrasilEsporteNotícias

Corinthians sofreu gols em todos os seus cinco jogos nesta temporada

Sistema defensivo do Alvinegro ainda não está completamente encaixado, mas queda de rendimento é normal por conta da mudança de estilo de jogo implantada por Tiago Nunes

Ponto forte do Corinthians nas últimas temporadas, o sistema defensivo não tem funcionado tão bem neste início de trabalho do técnico Tiago Nunes. Até aqui, em cinco jogos em 2020, o Timão ainda não conseguiu terminar nem uma partida sequer sem ter sofrido gols de seus adversários. Na última quinta, contra a Ponte Preta, o Alvinegro foi vazado em duas oportunidades.

Exceção aos jogos da Florida Cup, quando o Corinthians atuou cada tempo da partida com uma formação diferente, a equipe não tem sofrido alterações em seu sistema defensivo. Tiago Nunes tem escalado o Timão com Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil e Lucas Piton. Em Campinas, Sidcley foi testado como titular na lateral-esquerda pela primeira vez.

Mesmo assim, o Corinthians segue sendo vazado pelos seus adversários. Em cinco jogos – três deles oficiais -, o Alvinegro soma duas vitórias, um empate e duas derrotas. Ao todo, são nove gols marcados e sete sofridos, o que lhe dá uma média de 1,4 gol/sofrido por partida neste início de temporada.

Os números, claro, não são os melhores possíveis. Contudo, é necessário frisar que o Corinthians está em um período de transição. A nova comissão técnica liderada por Tiago Nunes tenta implantar um estilo de jogo mais ofensivo e, consequentemente, mais exposto defensivamente.

Com a mudança, os zagueiros, laterais e até mesmo os goleiros passaram a participar mais da criação das jogadas. Não tem sido raro ver o Alvinegro trocar passes na defesa, dentro da pequena área. Tudo para que a equipe mantenha a posse de bola e controle a partida.

Os jogos do Corinthians em 2020:​15/1 – Corinthians 2×1 New York City FC – Florida Cup 18/1 – Atlético Nacional 2×1 Corinthians – Florida Cup 23/1 – Corinthians 4×1 Botafogo – Campeonato Paulista 26/1 – Mirassol 1×1 Corinthians – Campeonato Paulista 30/1 – Ponte Preta 2×1 Corinthians – Campeonato Paulista

(O Liberal)

 

Deixe um comentário