NotíciasParagominasVida e Saúde

Coronavírus – Paragominas destina 20 leitos hospitalares e cria dois centros de triagem

Serão criados dois centros de triagem de pacientes com suspeitas do novo Coronavírus (Covid-19), em Paragominas.

Prefeito Paulo Tocantins havia informado em recente coletiva à imprensa de que um hospital de um campanha seria montado dentro do Hospital Municipal Antonio José da Costa, em parceria com a Mineradora Paragominas (Hydro). Dificuldades para a aquisição de equipamentos de UTI teriam impossibilitado o projeto.

Devido a essa impossibilidade, serão colocados à disposição da população dois centros de triagem, em pontos estratégicos da cidade, que começam a atender os pacientes à partir de sábado, dia 02 de maio.

Escola Francisco Brasilino (Imagem: Célia Santos – Arquivo)

A Creche Ítalo Garcia de Matos, no Residencial Morada do Sol, dará suporte aos bairros do entorno, assim como Escola Francisco Brasilino, localizada no bairro Jardim Atlântico.

Os centros de triagem contarão com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem capacitados especificamente para esse fim e atenderão com um protocolo criado próprio, criado em parceria entre as instituições públicas e privadas de saúde locais.

Segundo o Prefeito Paulo Tocantins; Paragominas é primeira cidade no Estado do Pará a criar um protocolo próprio para tratar os sintomas de Síndrome Gripal, inclusive da Covid-19.

De acordo com o quadro clínico apresentado pela pessoa recebida nos centros, será feito o direcionamento para o devido atendimento hospitalar e, conforme seja o diagnóstico, os pacientes receberão Cloroquina e Azitromocina, gratuitamente, para o tratamento dos sintomas.

A Prefeitura está montando uma enfermaria exclusiva para pacientes moradores de Paragominas, com 20 leitos no Hospital Municipal, para casos intermediários em que haja a necessidade de uso de oxigênio, Cloroquina e Azitromocina, mas que não seja necessária a internação especializada com o uso de respiradores. Esses serão encaminhados para o Hospital Regional Público do Leste.

Deixe um comentário