NotíciasPará

TRE promove treinamento de chefes de cartórios da região oeste

Os participantes são de municípios como Santarém, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Almeirim, Porto de Moz, Terra Santa, Prainha, Juruti, Altamira, Itaituba, Senador José Porfírio, Rurópolis, Uruará, Pacajá, Medicilândia, Novo Progresso e Jacareacanga.
Divulgação TRE-PA (Foto: Nassif Jordy)

O Treinamento de Sistemas Eleitorais das Eleições 2022 direcionado para os chefes de cartórios eleitorais teve início na quarta-feira (24), no Fórum Eleitoral de Santarém, no oeste paraense, e segue até a sexta-feira (26). No total, 21 Zonas Eleitorais (ZE) estão sendo contempladas nesta etapa.

Entre os municípios abrangidos estão além de Santarém, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Almeirim, Porto de Moz, Terra Santa, Prainha, Juruti, Altamira, Itaituba, Senador José Porfírio, Rurópolis, Uruará, Pacajá, Medicilândia, Novo Progresso e Jacareacanga.

O conteúdo programático do treinamento inclui temas como: Orientações Gerais, Geração de Mídias, Urna Eletrônica, Manuseio de Urna, Preparação de Urna, Transporte e Sistema de Totalização (Sistot).

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Alessandro Cruz, destaca que dentro das etapas de preparação para as eleições, sempre ocorre um período para o aperfeiçoamento. “Especificamente nesta semana estamos fazendo treinamento com a participação de servidores e dos chefes de cartório que estão recebendo as atualizações pertinentes sobre os sistemas eleitorais”, explicou.

Os instrutores desses primeiros módulos foram os servidores Silvia Rodrigues e Jeefson Menezes, com a supervisão do chefe da Seção de Votação Eletrônica, Dave Pinheiro. A parte técnica e prática, como a que abrange o Bgan, ficou a cargos do chefe da Seção de Informática, Estrutura e Conectividade do TRE, Daniel Nelo e com a parte teórica repassada pelo chefe da Seção de Apoio ao Usuário (SAU), Emerson Dias e pelo servidor Matheus Santos, também da SAL.

Sílvia destacou que este ano o TRE trouxe uma inovação ao treinamento. “Antes, esse treinamento era feito em Belém com os servidores das zonas indo para lá. Agora o Tribunal resolveu levar esse treinamento aos polos. Estivemos em Marabá, na semana passada, e agora estamos em Santarém. Na próxima semana, o treinamento será feito em Belém para servidores da capital, Região Metropolitana e Marajó”, ressaltou.

Entre os participantes do treinamento estava o chefe de cartório da 105ª Zona Eleitoral, que abrange o município de Juruti, Henry Matias. “Estamos nos atualizando para prestar o serviço mais adequado aos eleitores e utilizar as fontes de modo adequado”, opinou ele, que participará de sua quarta eleição a serviço da Justiça Eleitoral.

(Ascom TRE-PA)

Deixe um comentário