Dica do diaNotíciasPará

Concessionária de energia elétrica dá dicas de consumo eficiente durante as férias

Pequenas atitudes no dia a dia podem ajudar a economizar no orçamento doméstico

As férias chegaram e, neste período, as crianças passam mais tempo em casa com brincadeiras com o uso de videogame, computador, televisão e demais aparelhos tecnológicos que exigem a eletricidade, o que pode representar um crescimento médio de até 10% na conta de energia. Por isso, a Equatorial Pará orienta sobre o consumo eficiente para que essas atividades não afetem tanto a fatura do consumidor.

Divulgação

Para evitar susto na conta, a distribuidora recomenda que os clientes adotem o uso racional da energia, a fim de evitar o desperdício. De acordo com Anderson Torres, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, uma dica importante em relação aos eletrodomésticos é observar o selo Procel. Os avaliados com selo A são mais eficientes e consomem menos energia. Também é necessário ter atenção ao consumo do KwH, pois quanto menor o número, melhor a economia. 

“O Selo Procel é uma ferramenta eficaz que permite aos consumidores mais informações sobre os produtos. O ideal é sempre comprar aqueles que geram mais eficiência e menos consumo, o que no final do mês é revertido em economia na conta de luz”, destaca Anderson. 

Confira outras dicas: 

Televisão

Representa em média 15% da conta. Por isso, é importante desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evitar dormir com a TV ligada. O indicado é programar para desligar automaticamente. Vale lembrar que um modelo de LED de 42 polegadas consome 30,45kHw por mês, com 5 horas diárias de uso.

Videogame 

Companheiro indispensável das crianças no mundo moderno, o aparelho desequilibra o orçamento doméstico se usado em excesso. Em 4 horas diárias, durante metade do mês, um videogame tem consumo médio mensal de 1,44kHw, segundo dados do Procel. 

Para evitar a conta no vermelho, é preciso utilizar menos vezes o equipamento e controlar também as horas de jogo da garotada. Não esquecer, também, de desligar o videogame após jogar, sem deixar o aparelho em modo de espera. Afinal, mesmo em standby, ele consome energia.

Ar-condicionado                                                                                                   

É considerado um dos principais vilões deste período do ano. O aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. É indicado não deixar o ar-condicionado ligado em ambientes vazios, manter as janelas e portas fechadas quando ele estiver funcionando, ajustar para temperatura confortável (cerca de 23° C) e utilizar a função timer (temporizador), pois isso ajuda a evitar o funcionamento desnecessário do equipamento. 

Carregador de celular

Consome, em média, 0,26 watt quando não está sendo utilizado, mas se encontra conectado à tomada. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na conta de luz, mas, acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar em um gasto de 10% ou mais do custo da fatura de luz mensal.

Geladeira

É responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior.  Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas. Não utilizar a geladeira próxima às paredes ou ao fogão.  Ela deve ser instalada em local ventilado e protegido do sol. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.

 Iluminação

A iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Por isso, é importante abusar da luz natural, pois isso evita acender lâmpadas durante o dia. Caso isso ocorra, a preferência é pelas lâmpadas de LED, que são mais econômicas em até 80%, além de durarem cerca de 15 vezes mais que as incandescentes.

(Ascom Equatorial Energia)

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

Pinterest: @noticiasdiariascs

Deixe um comentário