BrasilNotíciasSou Agro

Ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli morre aos 86 anos

Liderança reconhecida no agronegócio, Paolinelli estava internado há 28 dias em hospital de Belo Horizonte, em decorrência de complicações por uma cirurgia
Atualmente, o agrônomo ocupava, entre outros, o cargo de presidente executivo da Associação Brasileira de Produtores de Milho | Foto: CNA/Divulgação/CP

Morreu na madrugada desta quinta-feira, em Belo Horizonte, o ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli. Aos 86 anos, o ex-ministro estava internado há 28 dias no Hospital Madre Teresa, na capital mineira, por complicações de uma cirurgia.

O ex-ministro foi indicado ao Nobel da Paz em 2021 e 2022 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em virtude de seu trabalho para “tropicalização da agricultura” e pelo desenvolvimento da agricultura e pecuária no Cerrado.

Nascido em Bambuí, em Minas Gerais, no dia 10 de julho de 1936, graduou-se em 1959 na Escola de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Lavras, recebendo a honraria de melhor aluno da turma. Ocupou o cargo de Ministro da Agricultura entre os anos de 1974 e 1979.

Ao lamentar a perda, a Embrapa se referiu a Paolinelli como “um dos maiores apoiadores da Embrapa”, devido a sua atuação na estruturação da empresa na década de 1970.

Nos últimos anos, Paolinelli foi um grande defensor da segurança alimentar mundial. Em 2021, durante uma sessão especial no Senado Federal, foi descrito como o “pai” da agricultura brasileira.

Atualmente, era presidente executivo da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), presidente do Instituto Fórum do Futuro e embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

(Correio do Povo)

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

YouTube: @NoticiasDiariasCS

Pinterest: @noticiasdiariascs

Twitter: @notdiarias

Deixe um comentário