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Caravana da Leitura passa pela Região Rio Capim e chega a Marabá em 17 de abril

A interiorização da leitura promovida pela Fundação Cultural do Pará oferece ainda teatro de bonecos, gincanas, oficinas e workshops
Programação da Caravana tem literatura, teatro e muita diversão – Foto: Divulgação

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Leitura e Informação, dá continuidade às ações de interiorização e difusão da cultura no Estado. A segunda etapa da Caravana da Leitura passa por três municípios da Região de Integração Rio Capim, no nordeste paraense, antes de chegar a Marabá, no sudeste, no próximo dia 17 de abril. A programação ocorre no mesmo período da Expedição Literária no município.

Na última segunda-feira (10), o projeto passou pelo município de Aurora do Pará. A programação inclui espetáculos de teatro de bonecos, gincanas, oficinas e workshops. A Caravana chegou nesta terça-feira (11) a Ulianópolis, de onde e segue até Paragominas, no dia 13. O objetivo do projeto é intensificar as ações de interiorização promovidas pela Fundação Cultural do Pará, incentivando o hábito da leitura entre crianças e jovens no território paraense.

Em Marabá, a Caravana vai promover duas capacitações para professores no período de 17 a 20 de abril. Os eventos também farão parte da programação de aniversário de emancipação política de Marabá – 05 de Abril. Pela manhã, será realizada a oficina de Mediação e Dinamização da Leitura, para capacitar a equipe da biblioteca pública, professores, educadores e alunos universitários das áreas de cultura e educação. No mesmo período, ocorrerá a oficina de Contação de Histórias. Ambas as oficinas oferecem 30 vagas.

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, a Caravana encerrará sua segunda etapa com ações de promoção da leitura. Seis escolas de Marabá serão beneficiadas pelo projeto. A programação cultural prevista conta com apresentação do espetáculo “Orvil e sua Turma”; teatro de bonecos “Uma Surpresa Para Orvil” e “O Apanhador de Açaí & A Casinha do Tatu”; sessões de contação de histórias; gincana literária e o Workshop “Acessórios”, para atividades lúdicas com material alternativo, para professores.

Incentivo e formação – Segundo o coordenador da Caravana, Semias Araújo, “a expectativa do projeto é alcançar o maior número de crianças possíveis, possibilitando o acesso ao livro (com distribuição de literatura infantil) para o incentivo à leitura e à formação de futuros leitores”.

“A importância dessas ações se centram na contribuição ao processo educativo dos municípios, uma vez que muitas crianças, por conta até do período de pandemia (de Covid-19), ainda são carentes na leitura. E essas ações de interiorização buscam justamente fortalecer e incentivar, de forma atrativa e lúdica, a leitura nos municípios”, disse Semias Araújo.

(Ascom FCP)

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