BrasilNotíciasParáParagominasSou Agro

SOJA: menos de 5% para o fim da safra

Clima atrasou avanço da colheita em algumas regiões
Imagem: Pixabay

O Brasil continua avançando na safra de soja, uma das principais commodities agrícolas do país. Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita já está em fase final em algumas regiões, como no estado do Paraná, que restam apenas as áreas tardias em maturação.

No entanto, em outras regiões, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as condições climáticas registradas, restringiram a evolução da colheita. A ocorrência de precipitações, dias nublados e alta umidade do ar afetou a produtividade das lavouras e criado variações entre elas.

Por outro lado, em estados como Goiás, Minas Gerais e Bahia, a colheita tem apresentado bons resultados em termos de produtividade e qualidade dos grãos. Na Bahia, por exemplo, as produtividades obtidas superaram as estimativas iniciais.

No Maranhão e no Piauí, a colheita segue avançando, com produtividades superiores às estimativas iniciais. Já no Pará, as chuvas frequentes têm prejudicado o andamento da colheita no polo de Paragominas.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 30 de abril a 06 de maio de 2023

Segundo dados atualizados da Conab, o andamento da colheita de soja no Brasil continua apresentando evolução. Na semana do dia 6 de maio, a colheita já havia atingido 95,4% da área plantada nos 12 estados produtores acompanhados pela companhia.

Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo já concluíram a colheita, com 100% das áreas plantadas colhidas. Em outros estados, como Paraná e Rio Grande do Sul, a colheita segue avançando, mas em ritmos diferentes. No Paraná, a colheita já atingiu 99% da área plantada, enquanto no Rio Grande do Sul, a colheita alcançou 78% da área, um avanço considerável em relação à semana anterior.

No Maranhão, Piauí e Bahia, a colheita também segue avançando, com produtividades superiores às estimativas iniciais. Já em Santa Catarina, a evolução da colheita tem sido mais lenta, com 82,8% da área colhida até o momento.

Agrolink – Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

Pinterest: @noticiasdiariascs

Twitter: @notdiarias

Deixe um comentário