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Sanepar é uma das cinco com mais reclamações no PROCON Paragominas

PROCON Paragominas apresenta o ranking com as cinco empresas que mais receberam reclamações nos últimos seis meses em Paragominas.

Os direitos do consumidor são pouco conhecidos e ainda menos exigidos. A proteção do consumidor e sua relação jurídica com o fornecedor diante da aquisição de bens e serviços são asseguradas pela Lei 8078/90 que estabelece o Código de Defesa do Consumidor.

Paragominas conta com um escritório do PROCON (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) aberto diariamente para receber as demandas da população.

Duas das principais empresas responsáveis por serviços essenciais estão entre as que receberam um numero maior de reclamações no período de abril a outubro do ano de 2018.

Com mais da metade da demanda local, a Celpa continua líder absoluta em denúncias formalizadas, seguida de longe pela empresa de telefonia Oi (Telemar Norte/Leste), Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar) e outras duas empresas de telefonia; Tim e Vivo fechando o ranking das cinco com maior numero de queixas oficializadas.

Oficializadas as denúncias, as empresas são notificadas em busca de uma conciliação extra-processual. Caso não seja possível, são abertos os devidos processos judiciais.

A diretora executiva do PROCON em Paragominas, Izadora Carvalho, frisou que esses números seriam bem mais amplos se todas as pessoas que são lesadas procurassem seus direitos com relação a essas e outras empresas.

Um desses exemplos é o caso da internet em que os consumidores questionam continuamente a qualidade do serviço provedores locais, porém, essas queixas nunca são registradas.

Izadora Carvalho – Diretora Executiva do PROCON em Paragominas

‘Observamos que as pessoas fazem suas queixas em redes sociais, mas não procuram o PROCON para formalizar a reclamação, impossibilitando que possamos tomar alguma providência’.

O PROCON Paragominas fica localizado na Rua Santa Inês, próximo à Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova.

Por Célia Santos

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